sábado, 19 de abril de 2008

A Arte (?) Poética

Porque aqueles que não entendem de poesia acham ela simplesmente uma expressão verborrágica? Acham que apenas vomitam meia duzia de rimas e ideias no papel e já são poetas. Como se não precisasse trabalhar em cima de uma composição poética, como se fazer poesia fosse a coisa mais fácil do mundo.

Porque aqueles que entendem de poesia acham que todo o direito do mundo de fazer poesia pertence a eles? Como se os "ignorantes" fossem simplesmente muito indignos para exercer sua função poética, como se eles não conseguissem usar as fórmular já batidas da poesia.

A conclusão a qual eu chego é que simplesmente não há quem trate a poesia como o que de fato ela é, uma arte universal. Há os que ignoram o conceito de "arte" e há os que ignoram o conceito de "universal". Em qualquer dos casos, algo essencial é ignorado.

Não, eu não gosto de poesia, e digo o porque. Acho que por ser um texto muito centrado no ritmo, é extremamente regional. Ou seja, para você ler um poesia de outro idioma, ou você a lê no idioma original ou lê a tradução, que perde todo o valor ritmico da poesia. Esqueçam a poesia então, vamos para a prosa, e discutamos os problema da prosaica arte universal.

2 comentários:

_DrigãO_ disse...

Bom, eu acho que poesia é algo bom e até importante pelo simples fato de não precisar fazer sentido para o leitor e exprimir, na maioria das vezes as emoções do autor, ou como no caso das poesias parnasianas simplesmente ressaltar a arte por ela mesma. A questão de regionalização poética não me parece ser algo importante, pois nem todas as poesias necessariamente precisam ter rimas e lendo as palavras você já pode sentir o que o poeta ao menos tentou transmitir.
E finalmente também não acho que só quem conhece intimamente as regras da construção de uma poesia é capaz de fazê-la, pois a partir do momento que o dito poeta passa a transcrever seus sentimentos e emoções com o objetivo de transmitir de uma forma tímida o que sente ao leitor ele já está criando a sua poesia, muitas pessoas sem elevado grau de instrução podem sim escrever belas coisas sobre seu povo, sua cultura ou sobre suas emoções já que não é necessário ir a uma escola para se ter domínio destes assuntos.
Mas adorei o post Ma ^^.

Yury Youko disse...

Nossa...
bem aleatório seu texto!!

mas ficou ótimo!!!

^^